Os 7 princípios da Qualidade, segundo a ISO 9001:2015

7 Princípios
Jorge Fernandes

Um sistema de gestão da qualidade depende das pessoas e do seu compromisso em padronizar processos, apostar na melhoria contínua quer dos seus produtos, quer dos seus serviços de modo que respondam e superem as expetativas dos seus clientes. Para direcionar a sua equipa para uma gestão eficiente, é necessário entender e aplicar de forma efetiva os 7 princípios da qualidade.

 

FOCO NO CLIENTE

O CLIENTE É O BEM MAIS PRECIOSO DA SUA EMPRESA.

O foco primordial da gestão da qualidade é a satisfação dos requisitos dos clientes e o esforço em exceder as suas expetativas. Ao tornar o cliente o centro do negócio, as organizações devem dar resposta as necessidades e gerar fidelização dos clientes.

O que fazer?

LIDERANÇA

Os líderes de uma organização devem CRIAR E MANTER UM AMBIENTE PROPÍCIO para que os envolvidos no processo desempenhem as suas atividades de forma adequada e que se sintam motivados e comprometidos a atingir os objetivos da organização. A liderança deve, pois, criar condições para o adequado envolvimento dos colaboradores para se focalizarem numa resposta efetiva às exigências dos seus clientes.

O que fazer?

ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS

Qualquer organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização. Portanto, a gestão da qualidade deve compreender o ENVOLVIMENTO DE TODOS, o que possibilitará o uso das suas habilidades para com os objetivos da organização.

O que fazer?

 

ABORDAGEM POR PROCESSOS

A abordagem por processos permite uma visão sistémica do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados desejados. É importante uma definição clara e objetiva das atividades e tarefas. Nesse sentido, deve gerir as suas atividades e recursos como processos, ou seja, como tarefas que transformam entradas em saídas (resultados). As entradas são dadas por um processo anterior, interno ou externo à organização, e as saídas são direcionadas ao próximo processo, também interno ou externo à empresa ou ao cliente.

O que fazer?

MELHORIA

Para que a organização consiga manter a qualidade dos seus produtos e serviços, atendendo às suas necessidades atuais e futuras, excedendo as suas expectativas, é necessário que ela tenha o seu objetivo e a sua filosofia de atuação voltada sempre para a MELHORIA CONTÍNUA do seu processo e produto/serviço. Além disso, reduzirá os riscos da não conformidade no atendimento de requisitos dos clientes.

O que fazer?

TOMADA DE DECISÕES BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Qualquer organização não toma, ou não deve tomar decisões de forma empírica, dado que os resultados nem sempre são sustentados. É necessário estabelecer estratégias e a tomar decisões com base em evidências, ou seja, com base na observação de factos e análise de dados e de informações sobre a sua empresa.

DECISÕES TOMADAS COM BASE NA ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÃO são mais suscetíveis de PRODUZIR OS RESULTADOS DESEJADOS. Os gestores devem tomar decisões baseadas em dados, para fornecer uma base para comparar resultados e construir confiança organizacional.

O que fazer?

 

GESTÃO DE RELACIONAMENTOS

Qualquer organização tem de saber gerir não só os colaboradores, mas também os fornecedores, parceiros, comunidade envolvente, concorrência e demais partes interessadas (stakeholders). Através de relações win-win, é possível uma redução de riscos de não conformidade, redução de desperdício, aumento da eficácia e eficiência das suas operações e, claro, satisfação de todas as partes interessadas! Isto deve incluir entender as necessidades deles e fornecer feedback.

O que fazer?

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