sistemas de gestão
Nós somos pioneiros em Portugal na implementação deste tipo de sistemas, tendo definido práticas e metodologias próprias para o desenvolvimento deste serviço. A implementação de um Sistema de Gestão IDI permite às organizações:
- Sistematizar as suas atividades de IDI para aproveitar o “saber fazer” interno;
- Estabelecer objetivos e metas que contribuam para o controlo de recursos associados às atividades;
- Planear, organizar e monitorizar as unidades de IDI;
- Melhorar a sua imagem organizacional e competitividade perante outras organizações do sector no âmbito nacional e internacional;
- Acompanhar o desenvolvimento tecnológico de forma a antecipar o mercado e identificar oportunidades de melhoria;
- Monitorizar, identificar oportunidades de melhoria e implementar ações corretivas, de acordo com os resultados obtidos nas suas atividades de investigação, desenvolvimento e inovação.
Nós somos especializados na implementação deste tipo de sistemas que, partindo de metodologias próprias, acrescentam valor contínuo no SGQ das empresas.
O SGQ é um sistema de gestão que permite dirigir e controlar uma organização no que respeita à Qualidade (ISO 9001:2015). É um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que trabalham coordenados para estabelecer e alcançar o cumprimento da política e dos objetivos da qualidade, dando consistência aos produtos e serviços para que satisfaçam as necessidades e expectativas dos seus clientes.
O desempenho ambiental é uma preocupação cada vez maior na sociedade, tanto ao nível global, como ao nível local, da comunidade em que estamos inseridos. As organizações são agora mais incentivadas, e em muitos casos obrigadas, a demonstrar preocupações e atuações concretas, ao nível do controlo dos impactos no ambiente, assim como uma cultura de prevenção da poluição.
A NP EN ISO 14001 é uma norma que visa promover a melhoria do desempenho ambiental das organizações, através da definição das orientações necessárias à criação de ferramentas de gestão para a identificação dos seus aspetos ambientais e controlo dos respetivos impactos, prevenção da poluição e melhoria do seu desempenho global.
SA 8000 é uma norma de certificação internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho. Adotar a certificação SA 8000 significa que a organização deve levar em consideração o impacto social das suas operações, além das condições sob as quais os seus funcionários, parceiros e fornecedores trabalham. Pode ser aplicada a qualquer empresa, de qualquer tamanho, em todo o mundo.
Como princípios, esta norma:
- Comprova o seu compromisso com a responsabilidade social e o tratamento ético dispensado aos seus colaboradores, em conformidade com os padrões globais;
- Melhora a Gestão e o Desempenho da sua cadeia de valor;
- Permite garantir a conformidade com os padrões globais e reduz o risco de negligência, exposição pública e possíveis ações judiciais;
- Apoia a sua visão corporativa, construindo e reforçando a lealdade dos seus colaboradores, clientes e partes interessadas;
Permite que demonstre uma responsabilidade social apropriada nas licitações de contratos internacionais ou na expansão local para acomodar novos negócios
A nossa equipa apresenta um vasto leque de consultores e auditores técnicos, nas mais diversas áreas de atividade, com experiência e conhecimento relevantes na realização de auditorias de certificação.
As auditorias a Sistemas de Gestão, certificados ou não, constituem uma excelente ferramenta de avaliação, no sentido da melhoria contínua do sistema. Este tipo de diagnóstico é utilizado como instrumento para tornar o sistema mais eficaz e eficiente, e como meio de o tornar mais rentável, no contexto de atuação de determinada empresa.